Critérios e outros
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MÉRTOLA
ANO LETIVO 2013/2014
12º Ano – Turma A
DISCIPLINA DE PSICOLOGIA B PROFESSOR Rui Nunes Kemp Silva
CURRÍCULO DA DISCIPLINA
Período |
Temas |
Subtemas |
Aulas previstas |
1º Período
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Unidade 1 A Entrada na Vida
Unidade 2 A Procura da Mente
Nota: o programa inicia com a unidade 2, privilegiando-se uma abordagem inicial pela história da psicologia nos seus momentos fundamentais.
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Genética, Cérebro e Cultura Mente, Cognição e Emoção Identidade Relações precoces e interpessoais Modelo ecológico do desenvolvimento
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28 + 20 aulas de 90'
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2º Período
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3º Período
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Problemas e conceitos teóricos da Psicologia.
A Psicologia aplicada. |
16 aulas de 90'
128 aulas de 45m. |
MATERIAL INDISPENSÁVEL PARA A DISCIPLINA
- Fichas de Trabalho/guiões de observação de documentários e filmes distribuídos pelo docente
- Fichas Informativas das matérias criadas pelo docente
- Caderno Diário ou Dossiê ou criação de blogue para suporte digital de portefólio
- Lápis, borracha e esferográfica de caneta azul ou preta
- Utilização experimental de plataforma de aprendizagem virtual baseada no programa “Moodle” (modalidade de aprendizagem mista, “b-learning”)
- Os manuais e dicionários de Psicologia são dispensados pelo docente nas aulas para consulta e trabalho dos alunos. Os alunos não precisam de adquirir manual para a disciplina, a não ser que o pretendam.
- A ligação à internet facilita a comunicação por via e-mail para o envio de documentos, evitando as fotocópias.
- Os alunos podem trazer os seus computadores portáteis para a sala de aula para trabalho de produção de texto e pesquisas através de motores de busca na internet.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
- Portefólios de Aprendizagem Individual: 50% e são avaliados periodicamente – dimensão sumativa.
- Trabalhos escritos: 40%
- Atitudes e valores: 10%
+ Nota: A realização de provas de avaliação escrita foi substituída por portefólios de aprendizagem, dando expressão concreta às indicações do programa e à possibilidade de os alunos poderem realizar um trabalho autónomo individual significativo.