Critérios e outros

 

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MÉRTOLA

ANO LETIVO 2013/2014

12º Ano – Turma A

 

DISCIPLINA DE PSICOLOGIA B                                 PROFESSOR      Rui Nunes Kemp Silva

 

CURRÍCULO DA DISCIPLINA

Período

Temas

Subtemas

Aulas previstas

 

1º Período

 

 

 

 

Unidade 1

A Entrada na Vida

 

 

 

Unidade 2

A Procura da Mente

 

Nota: o programa inicia com a unidade 2, privilegiando-se uma abordagem inicial pela história da psicologia nos seus momentos fundamentais.

 

 

 

Genética, Cérebro e Cultura

Mente, Cognição e Emoção

Identidade

Relações precoces e interpessoais

Modelo ecológico do desenvolvimento

 

 

 

 

 

 

28 + 20 aulas

de 90'

 

 

2º Período

 

 

3º Período

 

 

 

Problemas e conceitos teóricos da Psicologia.

 

A Psicologia aplicada.

 

16 aulas

de 90'

 

128 aulas de 45m.

 

MATERIAL INDISPENSÁVEL PARA A DISCIPLINA

 

- Fichas de Trabalho/guiões de observação de documentários e filmes distribuídos pelo docente

- Fichas Informativas das matérias criadas pelo docente

- Caderno Diário ou Dossiê ou criação de blogue para suporte digital de portefólio

- Lápis, borracha e esferográfica de caneta azul ou preta

- Utilização experimental de plataforma de aprendizagem virtual baseada no programa “Moodle” (modalidade de aprendizagem mista, “b-learning”)

- Os manuais e dicionários de Psicologia são dispensados pelo docente nas aulas para consulta e trabalho dos alunos. Os alunos não precisam de adquirir manual para a disciplina, a não ser que o pretendam.

- A ligação à internet facilita a comunicação por via e-mail para o envio de documentos, evitando as fotocópias.

- Os alunos podem trazer os seus computadores portáteis para a sala de aula para trabalho de produção de texto e pesquisas através de motores de busca na internet.

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

 

- Portefólios de Aprendizagem Individual: 50% e são avaliados periodicamente – dimensão sumativa.

- Trabalhos escritos: 40%

- Atitudes e valores: 10%

 

Nota: A realização de provas de avaliação escrita foi substituída por portefólios de aprendizagem, dando expressão concreta às indicações do programa e à possibilidade de os alunos poderem realizar um trabalho autónomo individual significativo.