Reflexão Pessoal sobre o filme “Memento”
A nossa memória é a responsável por reter conhecimentos, informações, ideias, acontecimentos, momentos. A memória torna-nos seres únicos, assegurando a nossa identidade pessoal. Associando a memória à conservação do passado, não nos podemos esquecer que é devido á memória que estruturamos o presente sendo assim possível pensar, projectar o futuro.
Essencial à sobrevivência, é a memória que nos permite, sempre que precisamos, atualizar a informação necessária para dar resposta aos desafios do meio. É por termos memória que não pousamos a mão numa chapa em brasa, que não nos aproximamos de um animal perigoso, que paramos no semáforo vermelho, etc. Através da memória retemos conhecimento para não realizar algumas acções.
Aprendemos a lidar com o meio e é a memória que atualiza os comportamentos apreendidos adaptados à situação.
O protagonista do filme Leonard, tem uma capacidade de percepcionar a realidade mas sendo incapaz de criar novas memórias, perdendo a noção de sentido, também a capacidade e de julgar e de tomar decisões. Mas, Leonard não age por instinto, não é nenhum sociopata, isto porque perdeu a memória a curto prazo mas mantem toda a sua educação moral.
O protagonista detém de amnésia anterógrada, ou seja, a incapacidade de lembrar novas informações, as lembranças de experiências recentes desaparecem, só se consegue lembrar de acontecimentos anteriores ao trauma cerebral, devido a uma pancada que sofreu na cabeça, provocada pelo criminoso que supostamente violou e matou a sua esposa. Leonard recorda-se ao longo do filme de ter disparado e atingido mortalmente um dos criminosos, mas o segundo escapou depois de o ter agredido de modo violento. A polícia encerrou o caso, tendo afirmado a inexistência de um segundo criminoso.
Este filme alertou-me para a importância extrema da memória para o ser humano, pois sem ela não há cognição, não há passado, não há tarefas para hoje ou para amanhã, não há desenvolvimento nem aprendizagem, não há ‘eu’.
Durante muito tempo subestimada, a memória toma hoje em dia um lugar de poder no comando das ações humanas. O protagonista desta história passou o resto da sua vida à procura de um homem que já tinha encontrado inúmeras vezes. Sem rumo e totalmente desamparado, é como este personagem se encontra no momento e no futuro, perdido.
Memento é um filme misterioso, faz com que nós exercitemos a nossa memória e o nosso cérebro, um filme que requere concentração e atenção.