Planificação anual 2013-2014

 

Unidade I – A Entrada na Vida (1º/2º Períodos)

    Temas/Conteúdos 

Percursos de Aprendizagem

Competências

Gestão

 

1. Antes de Mim

 

1.1. Genética

1.2. Cérebro

1.3. Cultura

 

2. Eu

 

2.1. Mente

2.2. Cognição

2.3. Emoção

2.4. Conação

2.5. Identidade

 

3. Eu com os outros

 

3.1. Relações Precoces

3.2. Relações Interpessoais

 

4. Eu nos Contextos

 

4.1. Modelo Ecológico do Desenvolvimento

4.2. Papel do contexto no comportamento individual

 

 

 

Nota: a unidade 2 é a inicial, começando a disciplina pelo contexto histórico até à sua afirmação como ciência.

 

1. Compreender a especificidade do ser humano do ponto de vista dos fatores biológicos, cerebrais e culturais

 

 

 

2. Compreender a especificidade do ser humano do ponto de vista dos processos mentais

 

 

 

 

 

3. Compreender a especificidade do ser humano do ponto de vista dos processos mentais

 

 

4. Compreender a especificidade do ser humano do ponto de vista dos contextos de vida

 

 

Competências a desenvolver:

 

Diagnóstico de competências individuais em situações de diálogo

Competências de análise e compreensão (organização e tratamento de informação)

Análise das diversas abordagens possíveis sobre o comportamento humano e os fatores que o influenciam

Desenvolver a consciência, o respeito e a valorização da diferença

Desenvolver a solidariedade para com os outros e a participação social

Desenvolver a honestidade e o rigor intelectual

Adoptar quadros de referência teóricos dos processos individuais, sociais e culturais, a partir da descrição, do conhecimento, da identificação, da caracterização, da relação, da análise e da avaliação de teorias, de fenómenos, de comportamentos e de situações

Utilizar conceitos específicos da Psicologia

 

Atividades

 

Realização de pequenos trabalhos escritos

Clarificação conceptual

Iniciação à pesquisa de informação e elaboração de trabalhos de investigação em grupo. Avaliação do trabalho realizado em painéis de debate.

Incentivar a exposição oral dos alunos na apresentação dos seus trabalhos

Provas de avaliação escrita ouPortefólios Individuais de Aprendizagem

Adquirir/Fortalecer hábitos de trabalho individual e em equipa;

Pesquisar de forma autónoma e utilizar critérios de qualidade na selecção da informação

Mobilizar conhecimentos para fundamentar ideias e argumentar

Comunicar ideias, oralmente ou por escrito, com correcção linguística

Utilizar as novas tecnologias da informação – moodle do Agrupamento, construção de portefólios digitais, pesquisas através da internet, comunicação via e-mail.   

 

 

 

 

28 tempos de 90 m. (1ºPer.)

 

+

 

20 tempos de 90 m.

(2ºPer.)

 

=

 

96 aulas de 45 m.

 

Unidade II – A Procura da Mente (3º Período)

 

    Temas/Conteúdos 

Percursos de Aprendizagem

Competências

Gestão

 

5. Problemas e Conceitos Teóricos da Psicologia

 

5.1. As grandes dicotomias da explicação do comportamento humano

5.2. Conceitos estruturadores de diferentes conceções de homem

5.3. Tendências da Psicologia na atualidade

 

 

6. A Psicologia Aplicada

 

6.1. Níveis e áreas de trabalho da Psicologia em Portugal

6.2. Psicólogos clínicos, psiquiatras, psicanalistas e psicoterapeutas

6.3. Intervenção do psicólogo

 

Nota: as aulas no 1º período têm o início com esta unidade, colocando a ênfase na contextualização histórica da disciplina até à consolidação do seu estatuto científico.

 

5. Compreender a especificidade do ser humano do ponto de vista dos problemas e conceitos teóricos que a estruturam

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6. Compreender o trabalho dos psicólogos em Portugal

 

Competências a desenvolver:

 

Diagnóstico de competências individuais em situações de diálogo

Competências de análise e compreensão (organização e tratamento de informação)

Análise das diversas abordagens possíveis sobre o comportamento humano e os fatores que o influenciam

Desenvolver a consciência, o respeito e a valorização da diferença

Desenvolver a solidariedade para com os outros e a participação social

Desenvolver a honestidade e o rigor intelectual

Adoptar quadros de referência teóricos dos processos individuais, sociais e culturais, a partir da descrição, do conhecimento, da identificação, da caracterização, da relação, da análise e da avaliação de teorias, de fenómenos, de comportamentos e de situações

Utilizar conceitos específicos da Psicologia

 

Atividades

 

Realização de pequenos trabalhos escritos

Clarificação conceptual

Iniciação à pesquisa de informação e elaboração de trabalhos de investigação em grupo. Avaliação do trabalho realizado em painéis de debate.

Incentivar a exposição oral dos alunos na apresentação dos seus trabalhos

Provas de avaliação escrita ouPortefólios Individuais de Aprendizagem

Adquirir/Fortalecer hábitos de trabalho individual e em equipa;

Pesquisar de forma autónoma e utilizar critérios de qualidade na seleção da informação

Mobilizar conhecimentos para fundamentar ideias e argumentar

Comunicar ideias, oralmente ou por escrito, com correcção linguística

Utilizar as novas tecnologias da informação – moodle do Agrupamento    

 

 

16 aulas de 90 m.

(32 aulas de 45m)

 

 

Total das aulas de 90 m. previstas para o ano letivo:

128