Planificação anual 2013-2014
Unidade I – A Entrada na Vida (1º/2º Períodos)
Temas/Conteúdos |
Percursos de Aprendizagem |
Competências |
Gestão |
1. Antes de Mim
1.1. Genética 1.2. Cérebro 1.3. Cultura
2. Eu
2.1. Mente 2.2. Cognição 2.3. Emoção 2.4. Conação 2.5. Identidade
3. Eu com os outros
3.1. Relações Precoces 3.2. Relações Interpessoais
4. Eu nos Contextos
4.1. Modelo Ecológico do Desenvolvimento 4.2. Papel do contexto no comportamento individual
|
Nota: a unidade 2 é a inicial, começando a disciplina pelo contexto histórico até à sua afirmação como ciência.
1. Compreender a especificidade do ser humano do ponto de vista dos fatores biológicos, cerebrais e culturais
2. Compreender a especificidade do ser humano do ponto de vista dos processos mentais
3. Compreender a especificidade do ser humano do ponto de vista dos processos mentais
4. Compreender a especificidade do ser humano do ponto de vista dos contextos de vida
|
Competências a desenvolver:
Diagnóstico de competências individuais em situações de diálogo Competências de análise e compreensão (organização e tratamento de informação) Análise das diversas abordagens possíveis sobre o comportamento humano e os fatores que o influenciam Desenvolver a consciência, o respeito e a valorização da diferença Desenvolver a solidariedade para com os outros e a participação social Desenvolver a honestidade e o rigor intelectual Adoptar quadros de referência teóricos dos processos individuais, sociais e culturais, a partir da descrição, do conhecimento, da identificação, da caracterização, da relação, da análise e da avaliação de teorias, de fenómenos, de comportamentos e de situações Utilizar conceitos específicos da Psicologia
Atividades
Realização de pequenos trabalhos escritos Clarificação conceptual Iniciação à pesquisa de informação e elaboração de trabalhos de investigação em grupo. Avaliação do trabalho realizado em painéis de debate. Incentivar a exposição oral dos alunos na apresentação dos seus trabalhos Provas de avaliação escrita ouPortefólios Individuais de Aprendizagem Adquirir/Fortalecer hábitos de trabalho individual e em equipa; Pesquisar de forma autónoma e utilizar critérios de qualidade na selecção da informação Mobilizar conhecimentos para fundamentar ideias e argumentar Comunicar ideias, oralmente ou por escrito, com correcção linguística Utilizar as novas tecnologias da informação – moodle do Agrupamento, construção de portefólios digitais, pesquisas através da internet, comunicação via e-mail. |
28 tempos de 90 m. (1ºPer.)
+
20 tempos de 90 m. (2ºPer.)
=
96 aulas de 45 m. |
Unidade II – A Procura da Mente (3º Período)
Temas/Conteúdos |
Percursos de Aprendizagem |
Competências |
Gestão |
5. Problemas e Conceitos Teóricos da Psicologia
5.1. As grandes dicotomias da explicação do comportamento humano 5.2. Conceitos estruturadores de diferentes conceções de homem 5.3. Tendências da Psicologia na atualidade
6. A Psicologia Aplicada
6.1. Níveis e áreas de trabalho da Psicologia em Portugal 6.2. Psicólogos clínicos, psiquiatras, psicanalistas e psicoterapeutas 6.3. Intervenção do psicólogo
|
Nota: as aulas no 1º período têm o início com esta unidade, colocando a ênfase na contextualização histórica da disciplina até à consolidação do seu estatuto científico.
5. Compreender a especificidade do ser humano do ponto de vista dos problemas e conceitos teóricos que a estruturam
6. Compreender o trabalho dos psicólogos em Portugal |
Competências a desenvolver:
Diagnóstico de competências individuais em situações de diálogo Competências de análise e compreensão (organização e tratamento de informação) Análise das diversas abordagens possíveis sobre o comportamento humano e os fatores que o influenciam Desenvolver a consciência, o respeito e a valorização da diferença Desenvolver a solidariedade para com os outros e a participação social Desenvolver a honestidade e o rigor intelectual Adoptar quadros de referência teóricos dos processos individuais, sociais e culturais, a partir da descrição, do conhecimento, da identificação, da caracterização, da relação, da análise e da avaliação de teorias, de fenómenos, de comportamentos e de situações Utilizar conceitos específicos da Psicologia
Atividades
Realização de pequenos trabalhos escritos Clarificação conceptual Iniciação à pesquisa de informação e elaboração de trabalhos de investigação em grupo. Avaliação do trabalho realizado em painéis de debate. Incentivar a exposição oral dos alunos na apresentação dos seus trabalhos Provas de avaliação escrita ouPortefólios Individuais de Aprendizagem Adquirir/Fortalecer hábitos de trabalho individual e em equipa; Pesquisar de forma autónoma e utilizar critérios de qualidade na seleção da informação Mobilizar conhecimentos para fundamentar ideias e argumentar Comunicar ideias, oralmente ou por escrito, com correcção linguística Utilizar as novas tecnologias da informação – moodle do Agrupamento |
16 aulas de 90 m. (32 aulas de 45m)
Total das aulas de 90 m. previstas para o ano letivo: 128
|